sábado, 31 de março de 2012

A Diversidade da Vida



1. A biodiversidade

O termo biodiversidade foi utilizado pela primeira vez por Walter Rosen no National Forum on BioDiversity (Wilson, 1988) e representa uma entidade mensurável de riqueza específica (Magurran, 1988), que traduz a variedade da vida (Wilson, 1988). Presentemente, não se sabe ao certo quantas espécies existem na Terra, que se encontram inseridas em 3 Domínios (Archaea, Bacteria e Eukarya) e 5 Reinos (Monera, Protozoa, Fungi, Plantae e Animalia). Sabe-se sim, que o número é muito elevado, na ordem dos milhões, e engloba vírus, bactérias, fungos, algas, plantas, protozoários, insetos, peixes, aves, mamíferos, etc.



A Biodiversidade ou a diversidade biológica compreende diversas dimensões:

• Tem origem e estrutura na base dos processos evolutivos e ecológicos - os primeiros estão relacionados com a deriva genética, a seleção natural, a especiação alopátrica e simpátrica, a adaptação, a mutação e a variação e, os segundos, com as influências em várias escalas que condicionam a biodiversidade;

• Possui vários níveis organizacionais - biodiversidade genética, biodiversidade das espécies, biodiversidade dos habitats, biodiversidade das comunidades e biodiversidade dos ecossistemas;

• Encerra múltiplas perspetivas consoante as áreas de estudo – biodiversidade para os ecólogos das comunidades associada às componentes riqueza e equitabilidade e às hipóteses diversidade-estabilidade, redundância e nula; biodiversidade para os taxonomistas, com a quantificação de atributos taxonómicos e; biodiversidade para os conservacionistas, relatada no conceito de raridade.

2. A ameaça à biodiversidade
A biodiversidade pode ser ainda uma referência à crescente preocupação sobre a redução da diversidade da vida e a sua conservação (Bowman, 1993).
Este tema será tratado num novo post.

Segue-se um vídeo sobre a biodiversidade


Referências:

Araújo, M., 1998. Avaliação da Biodiversidade em Conservação. Silva Lusitana 6 (1): 19-40.
Azeiteiro, U., 2009. Biodiversidade e Serviços do Ecossistema. Estudo e Conservação da Biodiversidade. Texto de Apoio – UT1. DCeT. Universidade Aberta.
Bowman, D.M.J.S., 1993. Biodiversity: much more than biological inventory. Biodiversity Letters 1: 163.
Bryant, P.J., 2005. Biodiversity and Conservation - a hypertext book
Levejoy, T. E., 1996. "Biodiversity: what is it?" In Biodiversity II.
Magurran, A.E., 1988. Ecological diversity and its measurement. Princeton University Press, Princeton, N. J.
Wilson, E.O., 1988. The current state of biological diversity. Pp. 3-18 in Biodiversity, E.O., Wilson and F.M., Peter, eds. Washington, D.C.: National Academy Press.

Sem comentários:

Enviar um comentário