sábado, 31 de março de 2012

O valor da biodiversidade

A biodiversidade tem uma enorme importância para o ambiente. Os seus aspetos funcionais, que correspondem à interligação das espécies por mecanismos naturais, possuem relevantes funções ecossistémicas, tais como a regulação do clima; a purificação do ar; a proteção dos solos e das bacias hidrográficas contra a erosão; o controlo de pragas; etc. O homem também usufrui da imensa diversidade biológica. Uma panóplia de grãos, frutas, cereais, etc., serve de alimento; a purificação da água ou a biorremediação resolvem focos de poluição; os biocombustíveis podem reduzir a utilização do petróleo; as fibras são importantes para o vestuário; a polinização para as culturas agrícolas; os medicamentos que tiveram origem em substâncias produzidas pelas plantas, utilizadas para se defenderem dos predadores; etc. Uma lista interminável, que revela a importância da biodiversidade. Assim, a biodiversidade está diretamente relacionada com os serviços de ecossistema, que são fundamentais tanto à natureza per si, como para as atividades humanas, fornecendo boas condições ambientais e sua regulação, bens, nutrientes, água, alimentos, combustíveis, bem-estar humano, património cultural, etc. e, quando esses serviços são perturbados, afetam diretamente as atividades humanas, como a agricultura, o comércio, a indústria, o turismo, a educação, a saúde e a cultura.

1. Serviços de Ecossistema



Existem várias propostas para definir os serviços de ecossistema:

• Para Myers (1996), os serviços de ecossistema são também designados por serviços ambientais, e define-se como qualquer atributo funcional dos ecossistemas naturais que demonstrativamente beneficiam a humanidade.

• Para Costanza et al. (1997) São os benefícios que a população humana obtém, direta ou indiretamente das funções dos ecossistemas.

• Daily (1997) afirma que São as condições e processos através dos quais os ecossistemas naturais, e as espécies que dele fazem parte, sustêm e preenchem a vida humana.

• Por fim, De Groot et al. (2002) diz que as funções dos ecossistemas são a capacidade dos processos naturais providenciarem bens e serviços que satisfaçam direta ou indiretamente as necessidades humanas, sendo que cada função é um conjunto de processos ecológicos e de estruturas do ecossistema que resultam de processos naturais de todo o subsistema ecológico do qual faz parte. Os processos naturais referidos são o resultado de interações complexas entre bióticos (organismos vivos) e abióticos (química e física) componentes dos ecossistemas, através das forças motrizes universais da matéria e energia.




Silva (2008) classifica os serviços de ecossistémicos através dos seguintes aspetos:

Funcionais – regulação, habitat, produção e informação;

Organizacionais – serviços associados a determinadas espécies, que regulam alguns inputs exógenos ou relacionados com a organização das comunidades bióticas;

Descritivos – fontes de bens renováveis e não-renováveis, serviços estruturais físicos, bióticos e bioquímicos e serviços de informação, sociais e culturais.

Por sua vez, o Millennium Ecosystem Assessment (2005) divide os serviços de ecossistema nos seguintes parâmetros:

Serviços de suporte – solo, ciclo nutrientes, ciclo água, produção primária, fotossíntese;

Serviços de produção – alimentos e especiarias, água, recursos genéticos, produtos bioquímicos e medicinais, energia;

Serviços de regulação – climática, hídrica, qualidade do ar, erosão, controlo de doenças e pragas, tratamento e reciclagem de resíduos, polinização e dispersão de sementes e;

Serviços culturais – recreativo, estético, científico, educacional, intelectual e espiritual.

2. As atividades económicas e os serviços de ecossistema



O Relatório MEA (2005) diz que a atividade humana está a causar uma pressão sobre as funções naturais da Terra, de tal forma que a capacidade dos ecossistemas do planeta em sustentar as gerações futuras já não pode ser considerada uma certeza. Face ao declínio da biodiversidade, é urgente tomar medidas para reduzir o impacte antropogénico nos ecossistemas, porque a preservação dos ecossistemas e dos seus serviços é vital para a espécie humana. E como o mundo humano gira à volta da economia, será importante trabalhar este setor para uma economia mais verde.
Os mecanismos de mercado, tradicionalmente, não asseguram a conservação dos serviços de ecossistema, devido à inexistência ou fraca aplicação de mercados específicos, por exemplo para os serviços de regulação ou culturais. Deste modo, têm de se fazer esforços para reverter essa situação, o que leva imediatamente à pergunta: como fazê-lo? Deve-se começar por atribuir uma valor económico aos serviços ecossistémicos, porque na base da economia mundial estão as empresas que extraem, transformam, produzem, transportam e vendem os produtos. A atribuição de um valor aos serviços ecossistémicos seria um caminho para mudar o paradigma de atuação das empresas, que deixariam de ser promotoras de alteração, para passarem a ser agentes de preservação e recuperação de áreas ambientalmente degradadas e, ao mesmo tempo, possam ganhar mais com essa forma de atuação. Por conseguinte, poderia assistir-se a uma metamorfose total, onde os principais agentes responsáveis pelos danos causados ao ambiente passam a ser, nesta nova perspetiva, os seus principais patrocinadores (Moreira, 2010). As empresas que estão diretamente ligadas aos serviços ecossistémicos, só sobreviverão se a biodiversidade for devidamente preservada. Nesse contexto, a atribuição de um valor económico aos serviços ecossistémicos e à biodiversidade será relativamente fácil, porque faz (ou deveria fazer) parte da própria lógica de gestão das empresas. A questão coloca-se nas atividades que não estando diretamente relacionadas, possam também elas ganhar. Aqui é indispensável a ajuda dos Stakeholders. Estes agentes, que de uma forma geral, traduzem os principais drivers que abonam a importância económica dos serviços ecossistémicos, podem influenciar as políticas particulares de cada empresa, impulsionando-as para o uso sustentável dos recursos naturais e das boas práticas ambientais. Contudo, a atribuição de um valor económico aos serviços ecossistémicos e à biodiversidade será indispensável através dos PES que possibilitem internalizar as externalidades ambientais. Este tipo de mercado, também denominado Banking Systems, é importante porque converte responsabilidades ambientais em ativos, impondo custos sobre aqueles que danificam os ecossistemas e benefícios àqueles que exercem ações de preservação (Moreira, 2010). Todos os sectores estão de uma forma direta ou indireta dependentes dos serviços ecossistémicos. Extratores, produtores, transformadores de matéria-prima, transportadores, comércio, serviços, banca, seguradoras, consultorias, academias, etc. Um universo de atividades económicas que podem lucrar com a preservação dos ecossistemas, através de mecanismos independentes ou de incentivos governamentais.

3. Outros aspetos a ter em conta

A biodiversidade não pode ser tratada só à luz da economia. Para a sua preservação é necessário ter em conta outros aspetos:

Ética: é necessário mudar o paradigma da relação entre o homem e os outros seres da natureza. Como espécie dominante no Planeta, o ser humano tem o dever moral de proteger as outras formas de vida;

Estética e Espiritualidade: existe uma ligação entre o bem-estar humano e a sua natureza interior com a fruição de uma paisagem natural rica em biodiversidade;

Ciência e Educação; a biodiversidade é importante para conhecer os aspetos da vida e um grande auxiliar numa educação para a cidadania ambiental.



Referências:

Azeiteiro, U., 2009. Biodiversidade e Serviços do Ecossistema. Estudo e Conservação da Biodiversidade. Texto de Apoio – UT1. DCeT. Universidade Aberta.

Christie, M.; Hanley, N.; Warren, J.; Murphy, K.; Wright, R.; Hyde, T., 2006. Valuing the diversity of biodiversity. Ecological Economics 58 (2006) 304– 317.
Costanza, R., R. d'Arge, R. de Groot, S. Farber, M. Grasso, B. Hannon, K. Limburg, S. Naeem, R.V. O'Neill, J. Paruelo, R. G. Raskin, P. Sutton, M. van den Belt. 1997. The value of the world's ecosystem services and natural capital. Nature 387 (6230): 253-260.

Daily, G. E., 1997. Nature's Services – Societal Dependence on Natural Ecosystems. Island Press, Washington
Myers, N., 1996, Environmental services of biodiversity. Proceedings of the National Academy of Sciencesof the United States of America, 93:2764-2769.

De Groot, R.S., Wilson, M.A., & Boumans, R.M.J., 2002. A typology for the classification, description and valuation of ecosystem functions, goods and services. Ecological Economics 41: 393-408.

Levejoy, T. E., 1996. "Biodiversity: what is it?" In Biodiversity II.

Millennium Ecosystem Assessment, 2005. Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute, Washington, DC.

Moreira, J, 2010. As Empresas e a Biodiversidade. Universidade Aberta.

Silva, A.S.G., 2008. Serviços de Ecossistema para a Saúde e o bem-estar Humano: Contextualização Ecológica e Relevância nas Estratégias e Políticas Contemporâneas de Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto.

Wilson, E.O., 1988. The current state of biological diversity. Pp. 3-18 in Biodiversity, E.O., Wilson and F.M., Peter, eds. Washington, D.C.: National Academy Press.

1 comentário:

  1. Nem tudo é mau… a grande consciência que se está a ter é bem patente num estudo sobre a economia dos ecossistemas e a biodiversidade (The Economics of Ecosystems and Biodiversity, TEEB) que reuniu as melhores provas no plano económico para mostrar que os custos da degradação dos ecossistemas e da perda de biodiversidade são pura e simplesmente um luxo incomportável para as nossas sociedades. Apresentado no dia 19.10.2010 fez a síntese de milhares de estudos, examinou métodos de avaliação, instrumentos políticos e exemplos de ações em todo o mundo. O Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potočnik, declarou: «Embora, como é óbvio, valorizemos a natureza pelo seu valor intrínseco, também reconhecemos o seu valor económico na luta para travar a perda de biodiversidade. Desde o início a CE apoiou o projeto TEEB e continuará. Procuraremos formas de pôr em prática nas nossas políticas as análises desenvolvidas pelo TEEB. Estamos dispostos a apoiar iniciativas de outros países que demonstrem os benefícios e os custos do investimento na gestão da biodiversidade e dos serviços ligados aos ecossistemas.» O responsável pelo estudo, Pavan Sukhdev, declarou: «O estudo TEEB documentou não só a importância do mundo natural para a economia global, mas também os tipos de viragens políticas e de mecanismos de mercado «inteligentes» com novas ideias num mundo confrontado com avalanche crescente de múltiplos desafios. A boa notícia é que muitas comunidades e países já estão conscientes do potencial oferecido pela integração do valor da natureza na tomada de decisões.». Portanto, a consciência do problema é elevada e está-se a trabalhar!

    ResponderEliminar